quarta-feira, 10 de abril de 2013

A causa e o efeito da palavra (Parte Final)


Na postagem anterior abordamos a passagem de Jesus acalmando a tempestade, o texto base para a nossa reflexão foi em Mc. Cap 4 v 39 parte b, hoje meditaremos a respeito do cego de Jericó.

Bartimeu filho de Timeu era cego, um homem desprezado desde a tenra idade, considerado um amaldiçoado, pois a sociedade da época atribuía a sua canodição visual a algum pecado cometido por ele mesmo ou seus pais.

Só o fato de haver a deficiência já era algo dolorido, mas atribuí-la a uma ação que o mesmo possa ter feito no decorrer da sua existência, ou a ação de alguém era duas vezes pior!

A sociedade constituída é feita por famílias, pessoas que interagem uma com as outras, que se falam e que se importam, devido ao grau de conhecimento que vai crescendo ao longo do tempo, assim era naquela época e assim é nos dias de hoje.

Pois bem, Bartimeu não tinha este privilégio, não possuía uma família ao seu lado, alguém que cuidasse dele nas noites frias ou nos dias quentes da vida, não tinha a atenção da sociedade da época, não tinha amigos a sua volta, Bartimeu estava só.

Enfrentando as dificuldades da sua deficiência, o desprezo dos homens sozinho, este homem estava no caminho de Jericó, assim como costumava a estar todos os dias, pedindo esmolas para sobreviver, creio que ele não só pedia esmolas, mas queria pelo menos por pouco tempo alguém que lhe desse alguns segundos de atenção.

Atenção esta negada pelos seus entes queridos, por aqueles que deveriam estar ao seu lado, mas como o pensamento daquela sociedade era de que entre eles estava um amaldiçoado, condenaram aquele homem a viver uma vida solitaria seguida de preconceitos e julgamentos.

Mas houve um dia que, para ele seria só mais um dia, pensou que nada de novo iria acontecer, mas como sabemos, um homem cego que não era percebido por ninguém, percebeu a todos e constatou que aquele dia que ele estava vivendo seria o dia mais importante da sua vida!

Mais que isso, seria o dia que ele iria sair das densas trevas e ir para a gloriosa luz, quando este clamava entendeu que em Cristo receberia a cura, ao dizer "Jesus! Filho de Davi tenha misericórdia de mim!" Bartimeu estava declarando que O reconhecia como o Messias, enviado por Deus para salvar Israel.

Quando o mesmo ficou frente a frente com Jesus, o Mestre logo lhe perguntou; O que queres que Eu te faça?" E o cego respondeu: "Senhor, eu quero ver!"

Bastou Jesus liberar a palavra de cura para que Bartimeu visse a luz do dia, os contornos existentes no ambiente em que ele vivia e não conhecia.

Assim somos nós quando cremos na palavra liberada, o nosso Deus hoje quer abençoar você, tome posse da vitória, assim como Bartimeu.

Quando recebemos o nosso milagre passamos a ver além, vemos o quão poderoso é o nosso Deus e como Ele se preocupa e cuida de nós, não desista siga em frente pois o Senhor hoje quer abrir a sua visão para o seu grande poder, apenas creia.

Um abraço.

O Sacerdote.

Nenhum comentário: