sábado, 23 de junho de 2012

Uma lição de amor no UPA

Ontem estive presente na Unidade de Pronto Atendimento visitando um amigo, fui ver como estava a saúde deste tão querido amigo, enquanto aguardava o seu atendimento conversavamos sobre diversos assuntos.

Até que o meu amigo foi chamado para o atendimento que o mesmo aguardava, na recepção comecei a observar as pessoas que estavam naquele ambiente.

Todas tinham algo em comum, estavam ali, mas na realidade não queriam estar, as expressões de dor e sofrimento tomaram aquele local fazendo com que aquele lugar ficasse mais frio e deprimente.

Eu já havia me acostumado com essa visão que imperava no UPA, até que então deparei-me com um casal entrando as pressas, automaticamente aquele silêncio fúnebre que dominava aquele ambiente fora quebrado.

A mulher desesperada entra com seu esposo numa cadeira de rodas, visivelmente machucado ela o ampara com todo amor e carinho, como se cuidasse de algo muito valioso, e para ela era.

Seus cuidados chamaram a atenção de todos, pois a todo o momento ela o consolava .

Dado a entrada, o corpo de enfermeiros e médicos trataram logo de ampara-lo e dar-lhe os primeiros socorros, enquanto eu olhava aquela cena, eu me lembrava daquele casal.

Os reconheci e sabia de onde eram, eles nem notaram a minha presença, eu apenas fui um expectador vendo o sofrimento daquela mulher.

A história deles foi marcada por inúmeras traições, aquela mulher que por sinal não era feia, mulher distinta e respeitavel, havia sido traída por seu esposo.

Muitos naquele momento a admitavam pelo cuidado com o marido enfermo, mas o restante somente viam o quadro que estava proposto ali, eu por saber mais a fundo de suas vidas contemplei uma pintura ainda mais bonita.

Em como o perdão pode mudar a vida das pessoas e como o amor pode superar tudo, chegando até mesmo apagar as magoas e as traições do passado.

De tudo o que vi é que, quando mais precisamos as pessoas que realmente fazem parte das nossas vidas nunca nos abandonam, mesmo que a tenhamos ferido gravemente.

E que o amor supera todas as dificuldades, nos ensinando uma lição quando menos esperamos.


O Sacerdote.

Nenhum comentário: