segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Exclusão Social

As inúmeras fraquezas que assolam o homem repercute de forma decisiva no decurso da sua história, hoje lendo uma matéria de uma revista de grande circulação nacional observei que as marcas do nosso passado podem trazer consequências que marcam para sempre as nossas vidas.

A matéria retratava ex-detentos que cometeram crimes de grande repercussão nacional, sito como exemplo o assassinato da atriz Daniela Perez, filha da autora de novelas Glória Perez.

A revista trouxe ao conhecimento de todos como estão os protagonistas desse e de outros crimes que chocaram o País, muitos hoje estão em boas condições, mas as suas ações os levaram ao abismo social.

A sociedade não os perdoou, mesmo que eles já tenham sido condenados pelos seus crimes, a sociedade os condenou eternamente a ficarem a margem.

Vendo os seus relatos, me condoí, pois viver socialmente excluído não é bom e eu não desejo isso para ninguém, ser odiado deve ser horrível, e lendo essa matéria eu me lembrei de uma passagem de Jesus.

Ele estava sendo crucificado, ao seu lado havia dois indivíduos que assim como Ele estavam enfrentando a agonia da crucificação, mas no caso de Jesus havia uma diferença.

Ele era inocente, estava sendo condenado por nossos pecados, e Jesus estava ali também pelos pecados deles, o povo assim na sua grande maioria também os colocou em seu abismo social.

Excluindo com a morte pelos seus maus feitos, mas uma lição Jesus nos deixou em seu último momento na crucificação, Ele concedeu perdão.

Sei que não podemos mudar o passado, mas podemos agir no presente para termos um futuro bem sucedido.

Sei que é muito difícil, mas o perdão é algo libertador.

Pense nisso.


Um abraço.

O Sacerdote.